INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Vukápanavo: Revista Terena aceita os seguintes tipos de contribuições:

  • Artigos inéditos (até 10.000 palavras, incluindo referências e notas): artigos de todas as áreas do conhecimento, desde que relacionados ao povo indígena Terena e às temáticas correlatas, tais como a saúde indígena, as expressões artísticas (desenho, dança, produção de artefatos) e religiosas, história e mitologia, língua terena, direitos originários e constitucionais, entre outras;

  • Ensaios bibliográficos (até 4.400 palavras, incluindo referências e notas): resenhas críticas de apenas um livro ou de vários livros tratando de assuntos correlatos;

  • Relatos de pesquisa (até 4.400 palavras, incluindo referências e notas): relatos de pesquisas em andamento e relacionadas a cursos de especialização, mestrado ou doutorado;

  • Cadernos de imagens: ensaios que contenham um mínimo de 6 e um máximo de 18 imagens. Podendo ser fotografias, desenhos, ilustrações, etc. O texto de apresentação não deve superar as 2.400 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas;

  • Documentos (até 4.400 palavras, incluindo referências e notas): textos resultantes de deliberações de assembleias e outras manifestações de coletivos e entidades do movimento indígena;

  • Traduções: seção destinada a publicação de documentos, artigos, ensaios e quaisquer outros textos sobre o povo indígena Terena que não estejam disponíveis em português; 

  • Resenhas bibliográficas (utilizamos um limite referencial de 2.500 palavras): resenhas de livros recentes (até 2 anos para aqueles editados no Brasil, e até 5 anos para os livros estrangeiros).

 

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e à linha editorial da revista) e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições). O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista.

Os textos devem ser submetidos por e-mail: vukapanavo@gmail.com

Normas para a apresentação de colaborações

  • O texto deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com margens laterais de 3 cm, em formato Doc ou DocX.

  • Os artigos devem estar acompanhados por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave, em português e em inglês. Os autores devem enviar também seus dados profissionais (instituição, cargo, titulação), bem como endereço para correspondência e e-mail. Esses dados devem aparecer sob o nome do autor que segue o título.

  • As notas devem vir no rodapé da página, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: (sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (Bott 1954: 160-162).

  • A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir ao final do texto e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de maiúscula):

 

LIVRO

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. 1976. O processo de assimilação dos Terena. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ed.

COLETÂNEA

COIMBRA JÚNIOR, C.E.A.; SANTOS, Ricardo Ventura; ESCOBAR, Ana Lúcia (Orgs.). Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz/Abrasco, 2003. 

 

ARTIGO EM COLETÂNEA

SILVA, Fernando Altenfelder. Religião Terena. In: SCHADEN, Egon. Leituras de etnologia brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976, p. 268-76.

 

ARTIGO EM PERIÓDICO 

LIMA, Marilana Geimba de et al. Fatores de risco para câncer de mama em mulheres indígenas Terena de área rural, estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro: Fiocruz, v. 17, n. 6, p. 1537-44, nov./dez. 2001.

 

TESES E DISSERTAÇÕES

CARVALHO, Fernanda. A Koixomuneti e outros curadores: xamanismo e práticas de cura entre os Terena. São Paulo: USP, 1996. Dissertação de Mestrado.

IMAGENS

As imagens devem ser enviadas num arquivo separado em formato jpeg, com uma resolução acima de 300dpi. Também devem aparecer no corpo do texto. Abaixo delas, devem constar legenda e fonte de onde se tirou a figura.

© Conselho do Povo Terena, 2017 

ISSN: 2596-2426